O artista como historiador, estratégias contra os apagamentos da memória

Autores

  • Androula Michael Université de Picardie Jules Verne (UPJV), Amiens – França

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.98294

Palavras-chave:

História, memória, trauma, reparação, restituição do patrimônio africano

Resumo

Se a história é o que foi decidido coletivamente lembrar, os artistas vêm frequentemente enfatizar o que foi decidido coletivamente esquecer. Com esta fórmula, Susan Sontag resume uma atitude de vários artistas contemporâneos que, utilizando-se livremente das ferramentas do “historiador”, propõem uma a alternativa à narrativa dominante da história, escrita pelos vencedores. O artista Kader Attia evidencia tanto a ferida quanto sua reparação, enquanto que Jean-François Boclé dita, em uma performance, o Código Negro. Sem se tornarem verdadeiros historiadores, os artistas tomam conta simbolicamente da “melancolia pós-colonial” e propõem estratégias diferentes contra o esquecimento ou a negação da memória. Atualmente, essas questões estão sendo analisadas à luz das discussões sobre a restituição de objetos africanos a seus países de origem, pelos museus ocidentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Androula Michael, Université de Picardie Jules Verne (UPJV), Amiens – França

Androula (Andri) Michael est historienne de l'art et commissaire d'expositions, maître de conférences à l'Université de Picardie Jules Verne, directrice adjointe du Centre de recherches en art et esthétique (CRAE) de la même université ainsi que responsable de relations internationales de l'UFR des arts. Elle est l'auteur de nombreux catalogues d'expositions, d'articles scientifiques et d'ouvrages, dont Picasso – Propos sur l’art en collaboration avec Marie-Laure Bernadac, Gallimard (1998), Picasso poète, Les beaux-arts Editions, Paris (2008), Les happenings de Jean-Jacques Lebel, Hazan Editions, Paris (2009), Picasso, l’objet du mythe en collaboration avec Laurence Bertrand-Dorléac, Les beaux-arts Editions, Paris (2005). Elle travaille actuellement sur la reception critique croisée de l'oeuvre de Pablo Picasso et de Marcel Duchamp ainsi que sur les questions coloniales/postocoloniales dans l'art contemporain. Elle a été commissaire des nombreuses expositions dont la plus récente "Retours à l'Afrique" à Bandjoun station au Cameroun.

Referências

Walter Benjamin, « Sur le concept d’histoire » (1940), Œuvres III, Paris, Gallimard, 2000

Alain Mabanckou, Le sanglot de l'homme noir, Paris, Fayard, 2012.

Sigmund Freud, "Mourning and melancholia", in On the history of the psycho-analytic movement. Papers on Metapspychology and Other works, The standard edition of the complete psychological works of Gigmund Freud, translated from the German under the General Editorship of James Strachey, in collaboration with Anna Freud, assisted by Alix Strachey and Alan Tyson, Volume XIV (1914-1916).

The Intimate Enemy: Loss and Recovery of Self under Colonialism, Londres/USA, Oxford University Press, 1983.

Anibal Quijano, "Coloniality and Modernity/Rationality", Cultural Studies, 21/2-3, 2007,

N. W Thiongo, Decolonizing the Mind. The Politics of Language in African Literature, Heinemann, New York, 1986.

Serge Gruzinski, La colonisation de l'imaginaire, Gallimard, Paris, 1988.

Felwine Sarr et Bénédicte Savoy, Restituer le patrimoine africain, Paris, Philippe Rey/Le Seuil, 2018

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-25

Como Citar

Michael, A. (2019). O artista como historiador, estratégias contra os apagamentos da memória. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(42). https://doi.org/10.22456/2179-8001.98294