Niki de Saint-Phalle: jardim migrante, caminho mutante
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.23321Palavras-chave:
Niki de Saint-Phalle, Jardim do Tarot, mutação, migração.Resumo
O Jardim do Tarot por hipótese seria oriundo da migração dos jardins que atravessaram a infância e a juventude de Niki de Saint-Phalle. Eles traçariam, ao sabor de suas errâncias no tempo e no espaço, um caminho que se transmutaria até o Jardim do Tarot. O “tarot”, de origem desconhecida, designa indiferentemente o caminho real egípcio, a Torah hebraica, a roda latina (Rota), a estrela fixa em sânscrito, o Tao chinês. A escrita de Niki se entrelaça com a nossa para abordar três aspectos da migração transatlântica do jardim, depois quarto momentos de mutação do caminho, enfim, na figura da Temperança emerge o tema fundador do combate com o Anjo, cifra secreta da relação entre o corpo-artista e a paisagem. Esse seria o signo que os espelhos do caminho são os agentes de transformação que fazem da artista uma mutante, reflexo de uma paisagem-mundo fragmentada que, por sua vez, nos reflete.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2011-11-01
Como Citar
Chiron, Éliane. (2011). Niki de Saint-Phalle: jardim migrante, caminho mutante. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 17(29). https://doi.org/10.22456/2179-8001.23321
Edição
Seção
DOSSIÊ: Migrações e Mutações na Arte Contemporânea
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.