George Rousse, a arte de habitar do viajante
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.23327Palavras-chave:
Georges Rousse, momadismo, migração, mutação.Resumo
O artigo explora a postura paradoxal de Georges Rousse que, se definindo como um “artistaviajante”, realiza instalações e as fixa através da fotografia. Como podemos ao mesmo tempo habitar e viajar? Cruzando a obra de Georges Rousse com o “Quadriparti” de Heidegger, com a “casa natal” de Bachelard e a poesia de Hölderlin, testaremos a hipótese que habitar consiste em fazer mutações no espaço de tal maneira que migramos para o lugar. Estudaremos como se opera uma mutação na paisagem distante em um lugar relacional, depois como o habitante migra da exterioridade a uma interioridade carnal, enfim, como o habitar se redefine por sua extensão do campo cotidiano, àquele da arte. O nomadismo seria a maneira de habitar do artista que só se manteria criador por uma migração, sempre reativada, do habitual ao inabitual?Downloads
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Publicado
2010-11-01
Como Citar
Lelièvre, A. (2010). George Rousse, a arte de habitar do viajante. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 17(29). https://doi.org/10.22456/2179-8001.23327
Edição
Seção
DOSSIÊ: Migrações e Mutações na Arte Contemporânea
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