Premissas para um projeto expositivo eficiente por Herbert Bayer
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.121955Palavras-chave:
Design de exposições, História das exposições, Design, EspaçoResumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir com os estudos do design de exposições e campos correlatos ao apresentar e organizar as contribuições e propostas de Herbert Bayer (1900-1985) para espaços expositivos. Seus projetos expositivos desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos, assim como seus artigos publicados sobre o tema, propõem a construção de um espaço expositivo com unidade, mobilidade, prazer estético, vigor e economia, no qual todos os elementos constituintes estejam organizados a fim de comunicar a ideia proposta pela mostra de forma efetiva, isto é, de forma clara e sem ambiguidades visando o convencimento dos visitantes.
Downloads
Referências
BAYER, Herbert. Aspects of Design of Exhibitions and Museums Curator 4:3, Jul 1961, p. 257-288
BAYER, Herbert. Fundamentals of Exhibition Design. PM 6:2, Dec 1939- Jan 1940, p. 17-25
BAYER, Herbert. 1935. Rumo a uma tipologia universal. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 62-64.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2016.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Rafael de Carvalho, Mirtes Marins de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.