Gênero sob ataque: atravessamentos da suposta neutralidade política na pauta educacional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.110786

Palavras-chave:

Gênero, escola, sexualidade, cidadania

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir teoricamente de que forma os discursos relativos ao conceito de gênero e de sexualidade atravessam e são reproduzidos no que tange à pauta da educação no Brasil. Este trabalho parte da posição que a escola possui uma função política fundamental – a formação de cidadãos – embora também enfrente um momento de tentativa de controle de professores/as e currículos por parte de organizações político-partidárias conservadoras. A partir da literatura de gênero, argumentamos neste artigo teórico, que a escola deva ser um espaço em que temáticas como gênero, sexualidade, diversidade sexual, dentre outras, possam ser debatidas e problematizadas, uma vez que tais discussões contribuem para uma formação que estimula o pensamento crítico e a valorização da diversidade. Conclui-se que estimular o pensamento plural não é uma armadilha para desmantelar os lares e as famílias, como a realidade conservadora brasileira busca supor. Ao contrário, é contribuir para a formação de cidadãos/ãs comprometidos/as com um país menos desigual.

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Biografia do Autor

Marina Valentim Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga.É mestre em Psicologia e  doutoranda em Psicologia. Seu foco atual de pesquisa está relacionado a construção de estereótipos sociais  e preconceito intergrupal no contexto brasileiro. 

Sabrina Daiana Cúnico, Feevale

Doutora em Psicologia. Pesquisadora e professora do curso de psicologia da Universidade Feevale, experiência nas áreas de psicologia social, promoção de saúde e psicologia jurídica. Suas pesquisas atuais são focadas nas temáticas de gênero, saúde, vulnerabilidades, sistema prisional e políticas públicas.

Angelo Brandelli Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, e do Programa de Pós-graduação em Ciências Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Graduado em Psicologia (UFRGS), especialista em Psicologia Social e em Psicologia em Saúde (CFP), mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), doutor em Psicologia (PPGPSICO/UFRGS) e com estágio pós-doutoral no PPGPSICO/UFRGS.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Valentim Brasil, M., Cúnico, S. D., & Brandelli Costa, A. (2022). Gênero sob ataque: atravessamentos da suposta neutralidade política na pauta educacional brasileira. Revista Polis E Psique, 12(1), 119–146. https://doi.org/10.22456/2238-152X.110786

Edição

Seção

Artigos