UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.92023Keywords:
Interdisciplinaridade. Ensino superior e Educação a Distância.Abstract
Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que investiga o estado da arte das práticas interdisciplinares (PI) na educação a distância em instituições de ensino superior. Foram selecionados 279 artigos no período de 2010 a 2018. O objetivo foi compreender como as práticas interdisciplinares estão sendo aplicadas, de que forma estão sendo avaliadas, e amparadas por quais ferramentas na educação a distância. A partir dos 279 artigos selecionados, a análise dos trabalhos compreendeu 3 passos que resultaram respectivamente 62, 11 e 8 artigos que foram utilizados efetivamente, pois atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que diversas PI estão sendo utilizadas com ênfase na aprendizagem baseada em problemas – PBL ou pautadas em estudo de casos mediados por meio de diversas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, identificou-se que essas práticas são disponibilizadas em plataformas de aprendizagem eletrônica e ancoradas em interfaces ativas e colaborativas.Downloads
References
BORBA, M.C. A interdisciplinaridade na universidade: possibilidades e limites. In: BORBA, M.C.; MALHEIROS, A.P.S.; AMARAL, R.B. Educação a distância online .4. ed. – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.
ELIAS, Marisa D. C.; FELDMANN, Marina G.; A busca da interdisciplinaridade e competências nas disciplinas dos cursos de pedagogia. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola: A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
EVANS, Alison M. et al. Patient safety education — A description and evaluation of an international, interdisciplinary e-learning programme. In: Nurse Education Today Volume 34, Issue 2, February 2014, Pages 248-251. Anais eletrônicos... United Kingdom, ScienceDirect, 2013. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691713000956 >. Acesso em: 15 out. 2018.
FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
FERREIRA, Sandra L. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola: A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
HAAS, Célia M. Prática. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
JAYACHANDRAN, Jinu, et al. An approach to complement electronics courses using virtual environment. In: IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). Anais eletrônicos... Germany, IEEE, 2013. Disponível em: < https://ieeexplore.ieee.org/document/6530185 >. Acesso em: 15 out. 2018.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE-2007-01.
KRITHIVASAN, Saraswathi, et al. Massive Project Based Learning through a Competition: Impact of and Insights from the e-Yantra Robotics Competition (eYRC -- 2013). In: IEEE Sixth International Conference on Technology for Education. Anais eletrônicos... India, 2015. Disponível em: < https://ieeexplore.ieee.org/document/7009560 >. Acesso em: 15 out. 2018.
LEE, Y.R.; MCCUTCHEON, L.R.M.; ALZGHARI, S.K.; Distance Interprofessional Education for Healthcare Professionals. In: Journal of Social Science & Allied Health Professions. Anais eletrônicos... United Kingdom, 2018. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/324570577_Distance_Interprofessional_Education_for_Healthcare_Professionals >. Acesso em: 15 out. 2018.
LIMA, Aline C. S.; AZEVEDO, Crislane B. A interdisciplinaridade no brasil e o ensino de história: um diálogo possível. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 2, n. 3, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/644/380>. Acesso em: 07 Nov. 2018.
MATEUS FILIPE, A. J.; ORVALHO, J. G. Blended-learning e aprendizagem colaborativa no ensino superior. In: Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 7, 2004, Monterrey. Anais Eletrônicos... México, 2004. Disponível em: < www.niee.ufrgs.br/ribie2004/index.htm. >. Acesso em 15 nov. 2018.
MOORE, M.G. Recent contributions to the theory of distance education. Open Learning, v.5, p.10-15, 1990. Disponível em: <. Recent contributions to the theory of distance education >. Acesso em: 28 Out. 2018.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MYERS, Christine T.; O'BRIEN , Shirley P. Teaching interprofessional collaboration: using online education across institutions. In: Occupational Therapy In Health Care, 29:2, 178-185. Anais eletrônicos... Estados Unidos, 2015. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/07380577.2015.1017789?scroll=top&needAccess=true >. Acesso em: 15 out. 2018.
NEVES-JUNIOR, Wellington Furtado Pimenta et al. Educação a Distância (EaD) em Física Médica. In: Interface Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 15, n. 39, p. 1199-1206. Anais eletrônicos..., Brasil, Scielo, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832011000400018&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 15 out. 2018.
NUNES, Tatiana W. N.; FRANCO, Sérgio R. K.; SILVA, Vinícius D. Como a educação a Distância Pode Contribuir para uma Prática Integral em Saúde? In: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Anais eletrônicos... Brasil, Scielo, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n4/v34n4a11 >. Acesso em: 15 out. 2018.
PETERSEN, K. et al. Systematic mapping studies in software engineering. 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, pages 71–80, 2008.
RIBEIRO, Ana C. R. et al. Social interactions in distance education: Development of a digital educational material. In: 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). Anais eletrônicos... Portugal, IEEE, 2017. Disponível em: < https://ieeexplore.ieee.org/document/7975876 >. Acesso em: 15 out. 2018.
SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado; trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998.
SILVA, Rejane C. S.; MARTINEZ, Marcia L. S.; PINHO, Denise S. Interdisciplinaridade: desafios e potencialidades na educação a distância. IN: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 15, 2014, Florianópolis, Brasil. Anais eletrônicos...Brasil, ESUD, 2014. Disponível em: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128160.pdf. Acesso em: 28 de out. 2018.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
VODOVOZOV, Valery; RAUD, Zoja; LEHTLA, Tõnu. Active Learning in Remote Electrical Drive Laboratory. In: IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). Anais eletrônicos... Estônia, IEEE, 2015. Disponível em: < https://ieeexplore.ieee.org/document/7095946 >. Acesso em: 15 out. 2018.
YE, Diana W. Teaching web development at a distance. In: Proceedings of the 2011 conference on Information technology education (SIGITE '11). ACM, New York, NY, USA, 91-96. Anais eletrônicos... New York, ACM, 2011. Disponível em: < https://doi.org/10.1145/2047594.2047620 >. Acesso em: 15 out. 2018
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2019-11-28
Published 2019-12-31