Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas - SolAssist: um estudo de caso no contexto da responsividade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.76153Resumen
o objetivo deste trabalho é propor o desenvolvimento de um sistema web (biblioteca virtual) que pudesse gerenciar soluções assistivas de forma organizada e que estas contribuíssem com práticas que deram certo no ambiente do mercado de trabalho para pessoas com algum tipo de deficiência. Assim, foi projetada e desenvolvida uma Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas (SolAssist), que provê entre outros, recursos de usabilidade, acessibilidade e responsividade (este último, foco deste trabalho). Quanto a metodologia presente neste trabalho a mesma contempla um estudo quali-quantitativo sendo o uso de “estudos de casos” seu método principal. A pesquisa foi complementada com uma abordagem tecnológica devido ao desenvolvimento da Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas em questão. Como resultados deste trabalho, estão o processo de desenvolvimento tecnológico empregado na construção de uma biblioteca virtual e seus recursos acessíveis; as validações de responsividade presentes nesta pesquisa, bem como, as contribuições e perspectivas oriundas da utilização de uma ferramenta tecnológica de gerenciamento de soluções assistivas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-10-26
Cómo citar
FRANCISCATTO, R.; PASSERINO, L. M. Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas - SolAssist: um estudo de caso no contexto da responsividade. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 2 Mai/Ago, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.76153. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76153. Acesso em: 24 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2017-08-31
Aceptado 2018-09-04
Publicado 2018-10-26
Aceptado 2018-09-04
Publicado 2018-10-26