EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.70197Keywords:
Terapia Ocupacional, Tecnologia Assistiva, Educação a DistânciaAbstract
A disponibilidade de novas tecnologias modificou a forma como as pessoas trocam informações e se comunicam, e beneficiou aquelas com dificuldades comunicativas, criando oportunidades para as Pessoas com Deficiência. Entretanto, este avanço demanda que os terapeutas ocupacionais aprimorem seus conhecimentos em Tecnologia Assistiva. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de realização de um curso piloto, a distância, em Comunicação Alternativa. Esse foi ofertado na Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas, e contou com 119 inscritos. A avaliação das atividades demonstrou que os alunos compreenderam os tópicos abordados no curso e que foram capazes de desenvolver projetos completos com o software Prancha Fácil e com os aplicativos do Portal Arasaac. A experiência mostrou que o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para formação de profissionais que trabalham na área de Tecnologia Assistiva, possibilita o aprendizado de conhecimento suficiente para a realização de atividades práticas de boa qualidade.Downloads
References
AOTA – AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Occupational therapy practice framework: domain and process. American Journal of Occupational Therapy, Rockville, v. 68, n. 6, p. 1-43, 2014.
ABED. Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil (2012). Censo EAD.BR. Curitiba: Ibpex, 2013. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf. Acesso em 30 ago. 2014.
ASHA. AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION. Augmentative and Alternative communication (AAC). Disponível em: <http://www.asha.org/public/speech/disorders/AAC.htm.>. Acesso em 2 jan. 2015.
BARDY, L.R. et al. Objetos de aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância. Rev. Bras. Educ. Espec. Marília, v. 19, n. 2, p. 273-288, jun. 2013.
BRYANT, D. P.; BRYANT, B. R. Assistive Technology for People with Disabilities. 2a ed. Boston: Pearson, 2012.
GOMES, S.G.S. Teoria e Prática do Sistema de Acompanhamento em EAD, 2009. Disponível em: http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/Eventos_modulo_I/topico_ead/Aula_09.pdf. Acesso em 13 set. 2016.
PELOSI, M. B.; CARVALHO, N. ; GUEDES, A. L. ; Borges, J.A.S. . Easy Board - A New appoach to the production of alternative communication Boards. In: 17th Biennial Conference of International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC), 2016, Toronto. 17th Biennial Conference of International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC). Toronto: Isaac, 2016.
PELOSI, M.B. SOUZA, V.L.V; DIAS, R.C.V.; MENEZES, L.T.; OLIVEIRA, L.M. Os caminhos que levaram à criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. Cad. Ter. Ocup. UFSCar. São Carlos: UFSCar, v. 21, n. 2, p. 289-298, 2013.
PELOSI, M.B. Tecnologia Assistiva voltada para a Formação de Professores no Contexto do AEE. In. L.A.R Martins e L.G.S. Silva (Orgs). Educação inclusiva: Pesquisa, Formação e Práticas. João Pessoa: Ideia, 2015, p.121 - 135.
RANGEL-S.M.L. et al. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde – SUS. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 41, p. 545-556, jun. 2012.
RIBEIRO, M. A. S.; LOPES, M.H.B.M. Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso a distância sobre tratamento de feridas. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 77-84, fev. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2018-04-30
Published 2018-10-26