Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.80367Keywords:
Aprendizagem Móvel, Ambiente de Aprendizagem, ExperimentoAbstract
Ambientes de aprendizagem móvel já estão sendo utilizados no contexto educacional para aumentar a colaboração e motivação frente aos seus usuários. Estes ambientes educacionais, sendo utilizados por meio de dispositivos móveis, estão integrando aspectos e diretrizes pedagógicas que facilitam o controle e o apoio das aulas, discussões, e diversas atividades educacionais. Entre eles, destaca-se o ambiente ICMC MLE, um ambiente virtual de aprendizagem móvel que, construído por meio de uma arquitetura de referência específica, permite maior mobilidade, flexibilidade e colaboração das práticas educacionais frente a aprendizes, tutores e professores. Este artigo tem como objetivo planejar e executar um experimento para analisar a aceitação e facilidade de uso do ICMC MLE frente a sua utilização por aprendizes como forma de apoio ao ensino presencial, onde serão apresentados os detalhes do planejamento, execução e análise dos dados, descrevendo os aspectos relevantes do experimento juntamente com os pontos positivos e negativos em relação à utilização prática do ambiente.Downloads
References
Basili, V. R. Applying the goal/question/metric paradigm in the experience factory. Chapter 2 in Software Quality Assurance and Measurement: A Worldwide Perspective, Norman Fenton, Robin Whitty, and Yoshinori Lizuka (editors), ISBN: 1850321744, International Thomson Publishing, London, UK, 1996.
Duarte Filho, N. F.; Barbosa, E. F. A Service-Oriented Reference Architecture for Mobile Learning Environments. In: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2014, Madrid. IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2014. p. 1-6. 2014
Duarte Filho, N. F.; Fronza, L. B.; Barbosa, E. F. Contributions for the Architectural Design of Mobile Learning Environments. IADIS International Journal on WWWInternet, v. 12, p. 94-112, 2014.
Duarte Filho, N. F.; Barbosa, E. F. A Contribution to the Establishment of Reference Architectures for Mobile Learning Environments. IEEE-RITA, v. 10, p. 234-241, 2015.
Juristo, N.; Moreno, A. M. Basics of software engineering experimentation.Springer Science & Business Media. 2013.
Kukulska-Hulme, A.; Traxler, J. Mobile teaching and learning. In: Js Mobile teaching and learning. p. 25–44. 2005.
Laine, T. H.; Sedano, C. A.; Joy, M.; Sutinen, E. Critical Factors for Technology Integration in Game-Based Pervasive Learning Spaces. In Proceedings of the IEEE Transactions on Learning Technologies, Vol. 3(4). 2010.
Minovic, M.; Stavljanin, V.; Milovanovic, M.; Starcevic, D. Usability Issues of e-Learning Systems: Case-Study for Moodle Learning Management System. In Proceedings of the OTM Confederated international Workshops and Posters on the Move To Meaningful internet Systems: 2008 Workshops, Lecture Notes In Computer Science, vol. 5333. Springer-Verlag, Berlin, Heidelberg, 561--570. 2008.
Nestel, D.; Nig, A.; Gray, K.; Hill, R.; Villaneuva, E.; Kotsanas, G. Evaluation of mobile learning: Students’ experiences in a new rural-based medical school. BMC Medical Education, 10, 57-79. doi:10.1186/1472-6920-10-57. 2010.
Vieira, S. Estatística Experimental. 2 edn. Atlas (1999)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2018-09-24
Published 2018-10-26