CMTool: facilitando a aprendizagem significativa em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9630Keywords:
Ontologia de Domínio. Algorítmo Genético. Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Avaliação da Aprendizagem.Abstract
Na área de educação escolar, muitos pesquisadores compartilham a idéia segundo a qual o processo educativo por ser substancialmente melhorado com o uso de tecnologias resultantes dos avanços na Ciência da Computação. Estas tecnologias permitem construir ambientes computacionais destinados a facilitar o ensino, a aprendizagem e a avaliação da aprendizagem. Neste artigo apresentamos um destes ambientes: o CMTool. Sua base educacional teórica é a aprendizagem significativa e as principais ferramentas computacionais usadas para implementá-lo são ontologias de domínio e um algorítmo genético (AG); seu foco principal é avaliação da aprendizagem mediada por mapas conceituais (MCs). No CMTool, ontologias de domínios - desenhadas por professores para os tópicos das disciplinas - são pesquisadas por um AG, o qual constrói populações de MCs. Estas populações são semanticamente comparadas aos MCs que os estudantes submetem para avaliar suas aprendizagens. A avaliação, feita desta forma, leva e conta o caráter idiossíncrático da aprendizagem de cada estudante.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2005-08-07
How to Cite
DA ROCHA, F. E. L.; JÚNIOR, J. V. da C.; FAVERO, E. L. CMTool: facilitando a aprendizagem significativa em sala de aula. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9630. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9630. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-08-03
Accepted 2009-08-03
Published 2005-08-07
Accepted 2009-08-03
Published 2005-08-07