Formação de Professores em Ambiente Digital: uma Experiência Interdisciplinar.

Autores

  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e UPM
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Myrtes Alonso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ricardo Carvalho Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rosângela de Abreu Amadei Duarte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8174

Palavras-chave:

Formação de educadores. Educação a distância. Ambiente digital. Mediação. Interação.Interaprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a pesquisa realizada em 2003, no Programa de Pós- Graduação em Educação - Currículo da PUCSP, visando a construção e implementação de uma disciplina de pós-graduação totalmente a distância, procurando responder a alguns princípios assim formulados: realização de pesquisa interdisciplinar, produção científica, publicações, interação entre os participantes (interaprendizagem), participação em comunidades virtuais de aprendizagem, mediação pedagógica, produção individual e coletiva. Apresentamos o programa e o desenvolvimento da disciplina, a utilização das ferramentas da plataforma TelEduc, a estrutura dinâmica das pesquisas, debates e produções de documentos individuais e coletivos durante o decorrer da disciplina. Fazemos uma análise deste projeto exploratório, e indicamos algumas considerações finais. Por último, apresentamos também produções significativas de professores e alunos resultantes desta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-11-10

Como Citar

MASETTO, M. T.; DE ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M.; RODRIGUES, R. C.; DUARTE, R. de A. A. Formação de Professores em Ambiente Digital: uma Experiência Interdisciplinar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.8174. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8174. Acesso em: 21 fev. 2024.