Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental

Autores

  • Vanessa Maurente UFRGS
  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8158

Palavras-chave:

oficinas de fotografia, autoria, experiência de si, saúde mental

Resumo

Este artigo apresenta uma estratégia metodológica baseada na produção de imagens fotográficas para estudar a forma como sujeitos experienciam a si mesmos em um determinado contexto político/institucional. Partimos da noção foucaultiana de que os sujeitos podem-se reconhecer de diferentes modos em jogos de verdade que dizem respeito à sua condição de vida. O interesse em estudar esta relação vem nos lançando em direção a diferentes metodologias, baseadas na construção de um campo de estudos em contextos específicos, no presente caso, o da saúde mental. No projeto Oficinando em Rede, do qual fazemos parte atualmente, tal construção se materializa em oficinas tecnológicas que buscam, entre outras coisas, propiciar contextos favoráveis à experiência de autoria de crianças e adolescentes em tratamento em um centro de saúde mental em Porto Alegre. Uma destas oficinas é a de fotografia, onde os jovens são convidados a produzirem imagens a partir de uma pergunta. A pergunta que temos feito é sobre a forma como eles vêem o local. Consideramos que, através de propostas como esta, ancoradas por recursos tecnológicos e produção de espaços de autoria, poderemos refletir sobre a experiência que estes sujeitos fazem de si mesmos na especificidade desse contexto. Neste artigo buscamos situar como chegamos a esta proposição no que tange a sua parte teórica, ou seja, como aproximamos as noções de experiência de si (FOUCAULT, 2001) e autoria e como a fotografia se constitui como estratégia peculiar nesse encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maurente, UFRGS

Pa target="_blank" href="http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4508072A3&dataRevisao=null">Currículo Lattes

Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS), Doutora em Educação (UFRGS), Professora Associada (UFRGS), Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq Nivel2

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

MAURENTE, V.; MARASCHIN, C. Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158. Acesso em: 28 mar. 2024.