Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.79624Palavras-chave:
Sistemas de recomendação, Educação, Aprendizagem, EnsinoResumo
Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.Downloads
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