O Chat como espaço de (inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.7948Keywords:
Chat. Bakhtin, EAD, análise de enunciadosAbstract
Este artigo foi desenvolvido para a disciplina “Produção em ambientes telemáticos na visão ético-estética em Bakhtin” do programa de pós-graduação em informática na educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e busca prover uma metodologia para a análise de conversações que tenham ocorrido em Chats. A partir do estudo da teoria de Mikhail Bakhtin, pensamos o ambiente como possuidor de uma pragmática comunicacional que se alicerça em conceitos trabalhados pelo autor. Para tanto, analisamos os diálogos entre os participantes tendo em vista o locutor e o interlocutor, os enunciados proferidos, a compenetração e o acabamento de sentido, os elementos de entonação, a alternância entre vozes e situação tempo-espaço. Consideramos que no Chat estabeleceu-se uma cadeira dialógica. Para caracterizar a alternância entre vozes, a demarcação dos elementos de entoação foi de extrema importância. Para exemplificar nossa análise, desconstruímos os enunciados e após, o reconstruímos na forma de mapas conceituais.Downloads
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Published
2008-12-08
How to Cite
SILVEIRA, A. L. M. da; MACHADO, M.; CHARCZUK, S. B. O Chat como espaço de (inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7948. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7948. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos