Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica

Authors

  • Susana Inês Molon

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7132

Keywords:

Questões metodológicas. Pesquisa qualitativa. Abordagem sócio-histórica. Método de análise.

Abstract

Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e re- fl exões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja fi nalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-04-22

How to Cite

MOLON, S. I. Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7132. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132. Acesso em: 29 apr. 2025.