Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre

Autores

  • Tania Brusque Crocetta Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carla Maria de Liz Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Regiani Guarnieri Faculdade de Medicina do ABC
  • Argeu Carlos Thiesen Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.60675

Palavras-chave:

Videoconferência. Inovação. Software livre. Tecnologia da informação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever o relato de uma experiência utilizando recursos de videoconferência com software livre para fins de defesa de mestrado em um programa de pós-graduação. A solução apresentada inclui um tablet, celular com câmera e sistema Android e os softwares freeware: Skype, DroidCam, PowerPoint OpenOffice Remote e LibreOffice Impress, além de outros recursos necessários à apresentação propriamente dita (projetor multimídia, computador, som, microfone, além de outros). O uso do software livre para a videoconferência mostrou-se uma ótima maneira de apoiar a formação de bancas de defesa à distância permitindo a integração no processo de formação de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASAI, K.; KONDO, K. Supporting presentation with mobile PC in distance lecture. Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET), 2012 International Conference on, 2012, 21-23 June 2012. p.1-6.

AYAKI, R.; SHIMADA, H.; SATO, K. Online Personal Connection Presentation System for Communication Assistance. Embedded and Ubiquitous Computing (EUC), 2010 IEEE/IFIP 8th International Conference on, 2010, 11-13 Dec. 2010. p.380-385.

AYDIN, I. E. Relationship between affective learning, instructor attractiveness and instructor evaluation in videoconference-based distance education courses. Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 11, n. 4, p. 247-252, Oct 2012. ISSN 2146-7242.

CAMERON, M. P. L.; RAY, R.; SABESAN, S. Physicians' perceptions of clinical supervision and educational support via videoconference: a systematic review. Journal of Telemedicine and Telecare, v. 20, n. 5, p. 272-281, Jul 2014. ISSN 1357-633X; 1758-1109. Disponível em: < ://WOS:000338843500008 >.

CHIPPS, J.; RAMLALL, S.; MARS, M. Practice guidelines for videoconference-based telepsychiatry in South Africa. African Journal of Psychiatry, v. 15, n. 4, p. 271-282, Jul 2012. ISSN 1994-8220. Disponível em: < ://WOS:000306941800009 >.

DAZA, M. P. M.; BERRETIN-FELIX, G.; MACHADO, M. A. M. D. P. Requisitos para utilização de cybertutor com agentes comunitarios de saúde. Revista CEFAC, v. 16, n. 2, p. 573-581, 2014-04 2014. ISSN 1982-0216. Disponível em: < ://SCIELO:S1516-18462014000200573 >.

DEV47APPS. DroidCam Wireless Webcam. 2014. Disponível em: < https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dev47apps.droidcam&hl=pt_BR >. Acesso em: 30.mai.2014.

DUALDE, E. et al. Effectiveness of a videoconference training course on implementing pharmacy services. Pharmacy World & Science, v. 31, n. 6, p. 638-642, Dec 2009. ISSN 0928-1231. Disponível em: < ://WOS:000271087700009 >.

EL-SEMARY, H.; AL-KHAJA, M. Assessing the Effectiveness of Videoconferencing in Education; Case Study of UAE University. 2013 International Conference on Creative Education (Icce 2013), Vol 1, v. 3, p. 116-123, 2013 2013. ISSN 2339-5141. Disponível em: < ://WOS:000340492200021 >.

FREIRE, E. P. et al. Detecting Skype flows in web traffic. 2008 Ieee Network Operations and Management Symposium, Vols 1 and 2, p. 89-96, 2008 2008. ISSN 1542-1201. Disponível em: < ://WOS:000259262400012 >.

GARCIA, D. C.; BELLEZI, M. A. Análise de Aplicativos para Videoconferência em Sistemas Móveis na Plataforma Android. Revista TIS, v. 3, n. 1, 2014. ISSN 2316-2872.

GARONCE, F.; SANTOS, G. L. Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada. Educação & Sociedade, v. 33, n. 121, p. 1003-1017, 2012-12 2012. ISSN 0101-7330. Disponível em: < ://SCIELO:S0101-73302012000400005 >.

KRAWCZYK, N. R. As políticas de internacionalização das universidades no Brasil: o caso da regionalização no Mercosul. Jornal de Políticas Educacionais, v. 2, n. 4, 2008. ISSN 1981-1969.

LIBREOFFICE. Impress - Crie apresentações convincentes. 2014. Disponível em: < http://pt-br.libreoffice.org/libreoffice/impress/ >. Acesso em: 30.mai.2014.

MARTIN-CUADRADO, A. M.; LOPEZ-GONZALEZ, M. A.; GARCIA-ARCE, A. Innovation Network: Videoconferencing as a Resource in Teaching Support and Autonomous Learning. Tecnologias del Aprendizaje, IEEE Revista Iberoamericana de, v. 8, n. 3, p. 119-125, 2013. ISSN 1932-8540.

MICHELS, B. J.; CHANG, C.-W. Attending a Presentation at a Distance in Real-time via Skype. TechTrends, v. 55, n. 1, p. 23-27, 2011/01/01 2011. ISSN 8756-3894. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1007/s11528-011-0465-0 >.

PESCE, L.; HESSEL, A.; BRUNO, A. R. Experiências com webconferência: a constituição de comunidades de aprendizagem 2013.

REMOTE, P. O. PowerPoint Remote. 2014. Disponível em: < http://www.android-powerpoint.com/powerpoint/ >. Acesso em: 16.jun.2014.

SABESAN, S.; VAN HOUTS, B.; PARKINSON, C. Factors to consider when starting up a videoconference medical oncology outreach clinic. Australian Journal of Rural Health, v. 18, n. 2, p. 89-90, Apr 2010. ISSN 1038-5282. Disponível em: < ://WOS:000276016200010 >.

SALIHBEGOVIC, A.; RIBIC, S. Defending a PhD thesis over the internet: Challenges and obstacles. Proceedings of the Iti 2008 30th International Conference on Information Technology Interfaces, p. 563-568, 2008 2008. ISSN 1330-1012. Disponível em: < ://WOS:000259054100088 >.

SALVADOR, M. E. et al. Using videoconferencing to discuss themes of nursing management in university hospitals. Acta Paulista De Enfermagem, v. 23, n. 5, p. 705-707, Sep-Oct 2010. ISSN 0103-2100. Disponível em: < ://WOS:000285739400020 >.

SEGURANYES, G. et al. Efficacy of a videoconferencing intervention compared with standard postnatal care at primary care health centres in Catalonia. Midwifery, v. 30, n. 6, p. 764-771, Jun 2014. ISSN 0266-6138; 1532-3099. Disponível em: < ://WOS:000336496600025 >.

SEN, S.; DE SARKAR, A. Design of Video Conferencing Solution in Grid. Advances in Computing and Information Technology, Vol 2, v. 177, p. 445-457, 2013 2013. ISSN 2194-5357. Disponível em: < ://WOS:000312968800046 >.

SKYPE. Encontrem-se em uma chamada de vídeo em grupo gratuita. 2014. Disponível em: < www.skype.com/pt_BR/ >. Acesso em: 30.mai.2014.

SUDUC, A. M. et al. Using web conferencing for disseminating the educational projects results. Innovation and Creativity in Education, v. 2, n. 2, p. 2813-2818, 2010 2010. ISSN 1877-0428. Disponível em: < ://WOS:000282002802135 >.

TIMPANO, F. et al. Videoconference-Based Mini Mental State Examination: A Validation Study. Telemedicine and E-Health, v. 19, n. 12, p. 931-937, Dec 1 2013. ISSN 1530-5627; 1556-3669. Disponível em: < ://WOS:000327786200007 >.

WONDRATSCHEK, R. Ralf Wondratschek. 2014. Disponível em: < http://www.android-powerpoint.com/ralf >. Acesso em: 30.mai.2014.

WYNN, R.; HAGEN, K.; FRIBORG, O. Videoconferencing at a centre for rare disorders: user satisfaction and user participation. Acta Paediatrica, v. 101, n. 2, p. E83-E85, Feb 2012. ISSN 0803-5253. Disponível em: < ://WOS:000298914000008 >.

YANG, N. H. et al. Videoconferencing to Reduce Stress Among Hospitalized Children. Pediatrics, v. 134, n. 1, p. E169-E175, Jul 2014. ISSN 0031-4005; 1098-4275. Disponível em: < ://WOS:000338774800022 >.

ZHANG, X. et al. Profiling Skype Video Calls: Rate Control and Video Quality. 2012 Proceedings Ieee Infocom, p. 621-629, 2012 2012. Disponível em: < ://WOS:000309279500070 >.

ZUIN, A. A. S. O Plano nacional de educação e as tecnologias da informação e comunicação. Educação & Sociedade, v. 31, p. 961-980, 2010. ISSN 0101-7330. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000300016&nrm=iso >.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

CROCETTA, T. B.; LIZ, C. M. de; GUARNIERI, R.; THIESEN, A. C.; ANDRADE, A. Debates acadêmicos por videoconferência: uma solução com software livre. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.60675. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/60675. Acesso em: 29 mar. 2024.