Qualidade de Vida e Ambient Assisted Living: modelos de inclusão para adultos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.57173Keywords:
Qualidade de Vida, Fases Evolutivas, Pessoa com Deficiência, Tecnologias Assistivas, Ambient Assisted LivingAbstract
O passar do tempo impõe vários desafios com relação aos cuidados necessários aos adultos com deficiência. Pensemos nas diversas fases de transição ao longo da vida, que podem marcar o futuro da pessoa com deficiência: a finalização do período escolar, a inserção em novos ambientes sociais e de trabalho, mudança de moradia, ou, a própria permanência no contexto familiar após a escola. Seja qual for a possibilidade, nem sempre é consonante com as necessidades das pessoas envolvidas. Para que essas mudanças possam ser melhor vivenciadas pela pessoa com deficiência e por sua família, podemos contar com pesquisas e experimentos com tecnologias assistivas. Essas experiências têm possibilitado autonomia e a convivência em diferentes ambientes sociais. Essas práticas não enfatizam somente a aplicação de tecnologia mas, acima de tudo, a reflexão e busca contínuas de Qualidade de Vida (QdV). Esse artigo traz reflexões sobre percursos e ações, em projetos italianos e europeus que buscam associar tecnologias com QdV, onde as tecnologias e ambientes de vida assistivos têm papel central, como modelos de inclusão, independência, participação e bem estar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-05
How to Cite
GIACONI, C.; CARBONARI, M. Qualidade de Vida e Ambient Assisted Living: modelos de inclusão para adultos com deficiência. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.57173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57173. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2015-07-19
Accepted 2015-09-21
Published 2016-11-05
Accepted 2015-09-21
Published 2016-11-05