Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet

Autores

  • Luís Henrique Raja Gabaglia Mitchell
  • Hugo Fuks
  • Carlos José Pereira de Lucena

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.4935

Resumo

Este trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-12-16

Como Citar

MITCHELL, L. H. R. G.; FUKS, H.; DE LUCENA, C. J. P. Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1982-1654.4935. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935. Acesso em: 6 fev. 2023.