Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.4935Abstract
Este trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2004-12-16
How to Cite
MITCHELL, L. H. R. G.; FUKS, H.; DE LUCENA, C. J. P. Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1982-1654.4935. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2008-06-23
Accepted 2008-06-23
Published 2004-12-16
Accepted 2008-06-23
Published 2004-12-16