Financiamento Coletivo: problematizando empreendedorismo, inovação e mecanismos de visibilização
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.48927Keywords:
Financiamento coletivo, Sujeito empreendedor, Inovação, Visibilidade, ConsumoAbstract
Este artigo aborda a prática de financiamento coletivo – sistema no qual idealizadores de projetos expõem suas propostas em sites específicos buscando contribuições financeiras para viabilizá-los –, problematizando sua articulação com a lógica capitalista neoliberal. Concepções de Michel Foucault acerca das relações de saber-poder e sobre o neoliberalismo são utilizadas para embasar as reflexões. Focalizamos três aspectos, que de modo inter-relacionado, atravessam essa prática, engendrando modos de ser, conhecer e fazer: a convocação ao empreendedorismo, o incitamento à inovação e os mecanismos de visibilização. Trazemos excertos de textos presentes no site Catarse para discutir, entre outras questões, as relações e tensões entre capital humano e redes sociais na internet, consumo, mercantilização e participação cidadã, aberturas e contradições que esse sistema coloca em jogo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-29
How to Cite
COSTA, B. G.; LORENZI, F. L.; HENNIGEN, I. Financiamento Coletivo: problematizando empreendedorismo, inovação e mecanismos de visibilização. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.48927. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/48927. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2014-07-18
Accepted 2015-03-18
Published 2015-07-29
Accepted 2015-03-18
Published 2015-07-29