Investigação Sobre uma Pessoa com Deficiência Para a Construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada

Authors

  • Rubens Santos Guimarães Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.44826

Keywords:

Ambiente virtual de aprendizagem, Educação de Pessoas com Deficiência, Tecnologias para acessibilidade.

Abstract

A Informática, ainda que tenha agregado apropriadamente conceitos extraídos de outros Domínios de Conhecimento, como a Psicologia e a Neurociência, tem se mostrado menos poderosa e eficiente do que em princípio se esperava, e também menos realizadora do que se propunha principalmente no que diz respeito ao trato com Pessoas com Deficiência. A necessidade premente de modelar os processos cognitivos humanos desempenha papel de extrema importância que justifica a grande concentração de esforços nessa direção. Segundo este enfoque, este trabalho apresenta uma investigação do comportamento de Pessoas com Deficiência, aplicando-a na construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada, a qual propiciará um ganho na estruturação pedagógica de cursos e acompanhamento/avaliação para o processo de ensino-aprendizagem destas pessoas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rubens Santos Guimarães, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Engenharia Eletrônica e Computação - Área Informática

Published

2015-07-29

How to Cite

GUIMARÃES, R. S. Investigação Sobre uma Pessoa com Deficiência Para a Construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.44826. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/44826. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2014-01-27
Accepted 2015-04-01
Published 2015-07-29