Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.43423Keywords:
Transtorno do Espectro Autista. Autismo. Comunicação Alternativa. Contexto. Tablet.Abstract
Uma das práticas culturais mais significativas dos seres humanos é a comunicação desenvolvida na interação com os outros num processo sócio-histórico. Este artigo apresenta um recorte do projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo) que foca no desenvolvimento de um sistema de comunicação alternativa em duas versões (web e android) e tem como finalidade facilitar a comunicação e a interação de sujeitos com autismo que apresentam déficits. Neste estudo, discute-se aspectos referentes a uma análise do contexto onde ocorrem as interações entre os sujeitos a partir de coleta de dados com duas crianças entre 3 e 5 anos, com Transtorno do Espectro Autista, não oralizados e incluídos na educação infantil. Os resultados permitem compreender o potencial de um sistema de comunicação para proporcionar possibilidades de inclusão destas crianças, no contexto da educação infantil, com aumento da comunicação e interação com o uso do Sistema SCALA.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-30
How to Cite
COUTINHO, K.; BEZ, M.; PASSERINO, L. Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.43423. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2013-11-04
Accepted 2013-12-20
Published 2014-06-30
Accepted 2013-12-20
Published 2014-06-30