Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.3013Resumo
O presente trabalho expõe um panorama histórico com algumas teorias sobre emoção ao longo da história da ciência ocidental. O objetivo é contribuir para a compreensão do contexto científico no qual se originou a abordagem teórica que propõe a investigação do papel da avaliação cognitiva no disparo e diferenciação das emoções. Diversos modelos computacionais inspirados nessa abordagem têm sido empregados visando reconhecer as emoções do aluno em sistemas educacionais, considerando a influência das emoções na aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-06-16
Como Citar
PONTAROLO, E.; VICCARI, R. M.; JAQUES, P. A. Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções: revisão de literatura. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.3013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3013. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2008-02-07
Aceito 2008-05-29
Publicado 2007-06-16
Aceito 2008-05-29
Publicado 2007-06-16