Construção e Avaliação do Hipervideo Como Ferramenta Auxiliar Para Aprendizagem de Cirurgia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23376Keywords:
Ambiente de aprendizagem. Ambiente virtual. Informática na educaçãoAbstract
Na busca de formas alternativas com vistas à aprendizagem de cirurgia veterinária, em substituição aos animais vivos e hoje proibidas por lei, o Hipervídeo é considerado um promissor candidato como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado. O vídeo como meio de comunicação visual, dinâmico e combinado com áudio, se constitui num poderoso meio de comunicação. Aumenta o realismo e a autenticidade em ambientes de aprendizagem computadorizados. Através de recursos interativos nos vídeos, são exploradas outras mídias relacionadas aos conteúdos apresentados. Alinha-se, portanto, às teorias pedagógicas que defendem a importância da autonomia do sujeito nos processos de aprendizagem. O Hipervídeo pode, então, apoiar a criação de um ambiente rico e realista para aprendizagem, através do acesso interativo, construção e comunicação do conhecimento em cirurgia veterinária. Esta tese trata da avaliação de um ambiente Hipervídeo desenvolvido para apoiar a aprendizagem de cirurgia veterinária. O projeto foi desenvolvido com base em teorias cognitivas e meios de comunicação. A avaliação foi baseada na utilização do Hipervídeo por estudantes de medicina veterinária para aprenderem a realizar cirurgias, a fim de testar a sua eficácia na substituição de aprendizagem e formação, com animais vivos. Os resultados confirmam a hipótese, mostrando o potencial do Hipervídeo como uma ferramenta valiosa e eficaz para apoiar a aprendizagem da técnica cirúrgica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-27
How to Cite
TIELLET, C. A. B. Construção e Avaliação do Hipervideo Como Ferramenta Auxiliar Para Aprendizagem de Cirurgia. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.23376. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23376. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-09-27
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27