Construção e Avaliação do Hipervideo Como Ferramenta Auxiliar Para Aprendizagem de Cirurgia

Authors

  • Claudio Afonso Baron Tiellet Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23376

Keywords:

Ambiente de aprendizagem. Ambiente virtual. Informática na educação

Abstract

Na busca de formas alternativas com vistas à aprendizagem de cirurgia veterinária, em substituição aos animais vivos e hoje proibidas por lei, o Hipervídeo é considerado um promissor candidato como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado. O vídeo como meio de comunicação visual, dinâmico e combinado com áudio, se constitui num poderoso meio de comunicação. Aumenta o realismo e a autenticidade em ambientes de aprendizagem computadorizados. Através de recursos interativos nos vídeos, são exploradas outras mídias relacionadas aos conteúdos apresentados. Alinha-se, portanto, às teorias pedagógicas que defendem a importância da autonomia do sujeito nos processos de aprendizagem. O Hipervídeo pode, então, apoiar a criação de um ambiente rico e realista para aprendizagem, através do acesso interativo, construção e comunicação do conhecimento em cirurgia veterinária. Esta tese trata da avaliação de um ambiente Hipervídeo desenvolvido para apoiar a aprendizagem de cirurgia veterinária. O projeto foi desenvolvido com base em teorias cognitivas e meios de comunicação. A avaliação foi baseada na utilização do Hipervídeo por estudantes de medicina veterinária para aprenderem a realizar cirurgias, a fim de testar a sua eficácia na substituição de aprendizagem e formação, com animais vivos. Os resultados confirmam a hipótese, mostrando o potencial do Hipervídeo como uma ferramenta valiosa e eficaz para apoiar a aprendizagem da técnica cirúrgica.

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Published

2011-09-27

How to Cite

TIELLET, C. A. B. Construção e Avaliação do Hipervideo Como Ferramenta Auxiliar Para Aprendizagem de Cirurgia. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.23376. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23376. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2011-09-27
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27