Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23177Keywords:
Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitivaAbstract
Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva.Downloads
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Published
2012-12-21
How to Cite
PINHEIRO, M. A.; SENA, L. X. de; SILVA, R. L. M. da; MAGALHÃES, C. M. C. Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23177. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177. Acesso em: 24 jun. 2025.
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Artigos
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Received 2011-09-20
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21