A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23054Palavras-chave:
Processos de leitura e escrita, Imagem técnica, Mídias contemporâneas, Tecnologias assistivas, Educação inclusivaResumo
Situando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-21
Como Citar
REDIG, A. G.; DO COUTO JUNIOR, D. R. A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23054. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2011-09-14
Aceito 2012-12-03
Publicado 2012-12-21
Aceito 2012-12-03
Publicado 2012-12-21