Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21974Keywords:
contexto cultural, adaptação, e-learningAbstract
Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-10-31
How to Cite
GASPARINI, I.; KEMCZINSKI, A.; PIMENTA, M. S.; PALAZZO MOREIRA DE OLIVEIRA, J. Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21974. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-07-27
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31