Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21974Palavras-chave:
contexto cultural, adaptação, e-learningResumo
Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-31
Como Citar
GASPARINI, I.; KEMCZINSKI, A.; PIMENTA, M. S.; PALAZZO MOREIRA DE OLIVEIRA, J. Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21974. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2011-07-27
Aceito 2011-10-31
Publicado 2011-10-31
Aceito 2011-10-31
Publicado 2011-10-31