A(s) Metodologias Ativas offline e online na formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica
Active offline and online methodologies in teacher training for professional and technological education
Resumo
Os espaços educacionais e os métodos de ensino-aprendizagem estão se tornado mais ativos e reativos ao acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo, o que fomentou investigar se a integração dos recursos educacionais digitais e metodologias ativas podem contribuir na formação de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bacharéis e futuros profissionais da educação. Com uma abordagem qualiquantitativa e procedimentos baseados na pesquisa-ação foram desenvolvidos e implementados sete modelos de Metodologias Ativas para a Personalização da Aprendizagem (MAPAs) possibilitando propostas de atividades offline e online por meio de oficinas síncronas e assíncronas. A coleta dos dados ocorreu por meio de três questionários. Os resultados e conclusões evidenciaram a relevância da proposta de integração como possibilidades inov(ativa)s em diferentes contextos e espaços educacionais, da mesma forma a importância da intencionalidade pedagógica ao planejar estratégias metodológicas, visando contemplar tanto o currículo quanto às necessidades e aptidões dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2023-11-14
Publicado 2024-02-17