A(s) Metodologias Ativas offline e online na formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica

Active offline and online methodologies in teacher training for professional and technological education

Autores

  • Mariana Dalcin Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ela

Resumo

Os espaços educacionais e os métodos de ensino-aprendizagem estão se tornado mais ativos e reativos ao acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo, o que fomentou investigar se a integração dos recursos educacionais digitais e metodologias ativas podem contribuir na formação de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bacharéis e futuros profissionais da educação. Com uma abordagem qualiquantitativa e procedimentos baseados na pesquisa-ação foram desenvolvidos e implementados sete modelos de Metodologias Ativas para a Personalização da Aprendizagem (MAPAs) possibilitando propostas de atividades offline e online por meio de oficinas síncronas e assíncronas. A coleta dos dados ocorreu por meio de três questionários. Os resultados e conclusões evidenciaram a relevância da proposta de integração como possibilidades inov(ativa)s em diferentes contextos e espaços educacionais, da mesma forma a importância da intencionalidade pedagógica ao planejar estratégias metodológicas, visando contemplar tanto o currículo quanto às necessidades e aptidões dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-02-17

Como Citar

DALCIN FERREIRA, M.; MARQUES DA ROCHA, K. A(s) Metodologias Ativas offline e online na formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica: Active offline and online methodologies in teacher training for professional and technological education. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/133326. Acesso em: 14 abr. 2024.