Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional
Resumo
Tendências educacionais apontam que o uso de tecnologias digitais e lógica de programação serão assuntos discutidos em sala de aula na atualidade, ancorados ao conceito de pensamento computacional. O presente artigo apresenta uma maneira de trabalhar estas informações através de testes de mesa, elementos amplamente utilizados na Ciência da Computação. Diferentes públicos de diferentes níveis de conhecimento participaram da pesquisa recebendo um questionamento envolvendo uma situação cotidiana: “como fazer um algoritmo para dar um nó em um calçado?”. A análise da diversidade de resoluções mostra que a metodologia adotada é capaz de dialogar com todos os tipos de conhecimento e que esses conceitos podem ser explorados em diferentes áreas, não necessariamente exigindo o uso de dispositivos digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2023-05-20
Publicado 2023-11-20