Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional

Autores

  • Natália Bernardo Nunes Universidade de Passo Fundo
  • Dra. Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório
  • Lucas Pinheiro Alves IFRS - Campus Osório

Resumo

Tendências educacionais apontam que o uso de tecnologias digitais e lógica de programação serão assuntos discutidos em sala de aula na atualidade, ancorados ao conceito de pensamento computacional. O presente artigo apresenta uma maneira de trabalhar estas informações através de testes de mesa, elementos amplamente utilizados na Ciência da Computação. Diferentes públicos de diferentes níveis de conhecimento participaram da pesquisa recebendo um questionamento envolvendo uma situação cotidiana: “como fazer um algoritmo para dar um nó em um calçado?”. A análise da diversidade de resoluções mostra que a metodologia adotada é capaz de dialogar com todos os tipos de conhecimento e que esses conceitos podem ser explorados em diferentes áreas, não necessariamente exigindo o uso de dispositivos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

BERNARDO NUNES, N.; SILVA DE BONA, A.; PINHEIRO ALVES, L. Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional . Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 118–127, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132483. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Melhores Artigos do Ciclo de Palestras do CINTED