Aprendizagem de Lógica de Programação: um modelo de aluno para grupos de colaboração

Autores

  • Mouriac Diemer Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Magda Bercht Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta a definição e validação de um Modelo de Aluno Colaborativo Solícito, visando a subsidiar a formação de grupos de colaboração para aprendizagem de lógica de programação. O modelo foi desenvolvido por meio de estudos sobre afetividade, baseados em Scherer, e aprendizagem colaborativa. Foram empregadas técnicas advindas da Computação Afetiva. Posteriormente os grupos com alunos conformes ao modelo foram comparados aos demais grupos com o propósito de analisar a influência da solicitude na aprendizagem de lógica de programação. O estudo revelou diferenças de desempenho que podem estar associadas à presença de aluno solícitos.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

DIEMER, M.; BERCHT, M. Aprendizagem de Lógica de Programação: um modelo de aluno para grupos de colaboração. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 28–36, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/124534. Acesso em: 1 mar. 2024.