Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM)

uma proposta adaptada para análise de videoaulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.123320

Resumo

Esse trabalho apresenta parte de uma tese de doutorado que buscou responder em que medida assistir às videoaulas de matemática do YouTube pode contribuir para o estudo efetivo de conteúdos matemáticos. As videoaulas selecionadas foram assistidas e analisadas com base nos princípios da TCAM, que foram adaptados para avaliação desse formato de material audiovisual. Elaborou-se um critério de pontuação das características das videoaulas, que permitiu refletir acerca da crescente projeção do YouTube para fins educacionais. Conforme os dados coletados foi possível verificar que assistir videoaulas de matemática, disponíveis na rede social de compartilhamento de vídeos YouTube, tornou-se uma prática recorrente. Todavia, os resultados encontrados indicaram que o grau de aderência da videoaula aos princípios da TCAM irá interferir no estudo de conteúdos de matemática. Ou seja, quanto mais atraente e apelativa for a videoaula, menores as chances que a aprendizagem de conteúdos de matemática seja efetivada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Thees, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019), Mestre em Educação (2012) e Especialista em Educação Matemática (2008) pela Universidade Federal Fluminense, graduada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1988). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua nos cursos presenciais e a distância, desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais e Formação de Professores - GEPETEC, onde coordena o Projeto V.E.M. Assistir - Vídeos (e) Educação Matemática. Participa como pesquisadora convidada do Grupo de Etnomatemática da UFF - GETUFF.

Maria Auxiliadora Machado, Universidade Federal do Estado do Rio e Janeiro

Doutora em Astronomia pelo Observatório Nacional (MCT), Mestre em Astronomia pelo MCT. Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIRIO (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

THEES, A.; MACHADO, M. A. Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM): uma proposta adaptada para análise de videoaulas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 50–60, 2023. DOI: 10.22456/1982-1654.123320. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/123320. Acesso em: 25 fev. 2024.