Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de Jogos de Empresas Para o Treinamento de Coordenadores de Cursos de Graduação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12188Abstract
A gestão de cursos de graduação, no âmbito da coordenação de curso, está relacionada à exe- cução de práticas que visam à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o que se observa, na maioria dos casos, é que os gestores não apresentam conhecimento aprofunda- do sobre os processos que estão sob sua responsabilidade, no que se refere ao fluxo de atividades e informações, devido, usualmente, a pouca qualificação ao assumirem cargos administrativos, ocorrendo uma necessidade de profissionalização da gestão. Esta tese propõe o treinamento de coordenadores de cursos de graduação, no que concerne aos seus processos de negócio, através da utilização de Jogos de Empresa. A mesma apresenta o jogo Simulador de Processos Organiza- cionais baseado em Instituições Eletrônicas (SPOIE), que pretende auxiliar o coordenador de curso a conhecer melhor o fluxo dos processos, os participantes envolvidos em cada processo, bem como as interações que devem ocorrer durante sua realização. A abordagem de Instituições Eletrônicas e Agentes de Software é utilizada de forma a prover mecanismos de representação das diversas interações existentes nos processos institucionais. Por fim, é apresentada uma análise da apli- cação do SPOIE à coordenadores de cursos de graduação de diferentes Instituições de Educação Superior. Com a implementação da ferramenta e a aplicação realizada, percebe-se que é possível desenvolver um treinamento autônomo dos coordenadores de curso de graduação, no que concer- ne aos seus processos administrativos, com a abordagem supracitada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
BERNARDI, G. Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de Jogos de Empresas Para o Treinamento de Coordenadores de Cursos de Graduação. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12188. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12188. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22