A atitude de dez estudantes de programação em informática moderna
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12167Abstract
A Informática está sendo implementada na edu- cação de diversas formas, muitas vezes como uma disci- plina separada, o que cria espaço não só para o desen- volvimento do letramento digital como também de outras áreas importantes como programação, resolução de pro- blemas e tratamento de dados. Estamos envolvidos com o desenvolvimento de novos conceitos de estratégias de ensino / aprendizagem de informática como um componen- te eficiente, legítimo e atraente da educação moderna para muito tempo. Recentemente, nós avançamos nesta aborda- gem (em conjunto com outros países europeus) com uma nova estratégia, o concurso de informática Bebras1, que, em um ano, atraiu mais de 96.000 alunos em 9 países. Neste artigo, nós apresentamos a forma como trabalhamos o conceito de informática moderna – com ênfase na pro- gramação – através de tarefas minuciosamente preparadas para a competição. Em particular, exploramos o compor- tamento de estudantes do ensino secundário inferior com componentes-chave na formação em informática. Observa- mos que na idade desses alunos não há diferenças signi- ficativas entre meninos e meninas em seus interesses e desempenhos.Downloads
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Published
2009-12-22
How to Cite
KALAS, I.; TOMCSANYIOVA, M. A atitude de dez estudantes de programação em informática moderna. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12167. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12167. Acesso em: 29 apr. 2025.
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Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22