A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem: o caso NUTED/UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.11595Keywords:
Interdisciplinaridade. Cooperação. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Episte- mologia Genética. Abstração Reflexionante.Abstract
A presente tese investiga o fenômeno projetos interdisciplinares de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), destacando sua recorrência em diferentes contextos. Para tanto, realiza um estudo de caso sobre o engendramento da interdisciplinaridade na ação de projetar AVA’s no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual são desenvolvidos os projetos ROODA, PLANETA ROODA e ETC. Entende- se que o debate a cerca desse tema contribui para uma reflexão sobre o desenvolvimento científico e tecnológico em informática na educação, bem como sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem agrega uma perspectiva teórico-metodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a elocução conceitual e a coleta e as análises dos dados. Com isso, enfoca-se a construção de co- nhecimento a partir da interação entre sujeito (projetista) e objeto de estudo (AVA), entre sujeitos (projetistas) e entre os conhecimentos disciplinares, elucidando a interdependência entre as re- lações individuais, interindividuais e interdisciplinares. Também é abordado o jogo entre forma e conteúdo que caracteriza a ação de projetar e a interdisciplinaridade, de modo que os observáveis apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis des- sa tese. As três unidades de análise observadas nas fontes de evidência desse caso são: sistema de significações, valores coletivos e regras formais. A partir das relações entre as evidências co- letadas e os pressupostos teórico-metodológicos, realizam-se coordenações que convergem para as categorias de análise, que são: relações interdisciplinares, criação de novidades e cooperação entre os projetistas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-12-08
How to Cite
LEITE, S. P. M. A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem: o caso NUTED/UFRGS. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11595. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11595. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-12-08
Accepted 2009-12-08
Published 2008-12-08
Accepted 2009-12-08
Published 2008-12-08