A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem: o caso NUTED/UFRGS

Autores

  • Silvia Porto Meirelles Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11595

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Cooperação. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Episte- mologia Genética. Abstração Reflexionante.

Resumo

A presente tese investiga o fenômeno projetos interdisciplinares de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), destacando sua recorrência em diferentes contextos. Para tanto, realiza um estudo de caso sobre o engendramento da interdisciplinaridade na ação de projetar AVA’s no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual são desenvolvidos os projetos ROODA, PLANETA ROODA e ETC. Entende- se que o debate a cerca desse tema contribui para uma reflexão sobre o desenvolvimento científico e tecnológico em informática na educação, bem como sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem agrega uma perspectiva teórico-metodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a elocução conceitual e a coleta e as análises dos dados. Com isso, enfoca-se a construção de co- nhecimento a partir da interação entre sujeito (projetista) e objeto de estudo (AVA), entre sujeitos (projetistas) e entre os conhecimentos disciplinares, elucidando a interdependência entre as re- lações individuais, interindividuais e interdisciplinares. Também é abordado o jogo entre forma e conteúdo que caracteriza a ação de projetar e a interdisciplinaridade, de modo que os observáveis apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis des- sa tese. As três unidades de análise observadas nas fontes de evidência desse caso são: sistema de significações, valores coletivos e regras formais. A partir das relações entre as evidências co- letadas e os pressupostos teórico-metodológicos, realizam-se coordenações que convergem para as categorias de análise, que são: relações interdisciplinares, criação de novidades e cooperação entre os projetistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

LEITE, S. P. M. A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem: o caso NUTED/UFRGS. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11595. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11595. Acesso em: 28 mar. 2024.