Encapsulamento e utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para ensejar a avaliação formativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.11593Keywords:
Objetos de Aprendizagem. SCORM. Conteúdos Abertos. Avaliação Formativa.Abstract
A avaliação formativa, apesar de ter sido inicialmente pensada por Scriven há mais de 30 anos, e ser discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância. Somente nos últimos anos, com a adoção de ciclos de aprendizagem, a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem e com o crescimento dos cursos a distância, essa abordagem de avaliação começou a ganhar mais importância. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa tem se mostrado uma excelente alternativa, por propiciar aos professores um acompanhamento mais próximo e mais individualizado de seus alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem. Independente do processo avaliativo, o desenvolvimento de conteúdos digitais educacionais na forma de objetos de aprendizagem tem sido uma solução crescente na EAD. Para tanto, modelos de portabilidade e interoperabilidade, como o SCORM, proporcionaram uma grande evolução em termos de reusabi- lidade, portabilidade e interoperabilidade e, aliados à utilização de licenças que permitam a livre utilização, distribuição e modificação, possibilitam ao ambiente acadêmico facilmente intercambiar objetos de aprendizagem, independente de plataforma de hardware e software. Dessa forma, o de- senvolvimento de objetos de aprendizagem, largamente utilizados na EAD, deveria levar em con- sideração o processo de avaliação formativa. Com base nessas constatações, a presente pesquisa buscou identificar quais critérios deveriam ser levados em consideração para o encapsulamento e a utilização de Objetos de Aprendizagem Abertos SCORM em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, a fim de apoiar o processo de avaliação formativa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-12-08
How to Cite
DUTRA, R. L. de S. Encapsulamento e utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para ensejar a avaliação formativa. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11593. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11593. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-12-08
Accepted 2009-12-08
Published 2008-12-08
Accepted 2009-12-08
Published 2008-12-08