Editorial

Autores

  • Luís Artur Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Mara Galli Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11576

Resumo

A revista Informática na Educação: teoria e prática busca estudar as relações instituintes estabelecidas pelos objetos técnicos em nossa sociedade sem reduzi-los a uma mera ferramenta voltada a um fim específico. A tecnologia adentra, aqui, o âmbito das relações sociais, inserindo-se nos processos de subjetivação assim como em outros elementos da nossa cultura. Não pretendemos com isso negar o caráter também instrumental da tecnologia, mas sim ampliar a complexidade do escopo do seu estudo respeitando a heterogeneidade inerente à questão: da produção de objetos técnicos ao estudo das redes sócio-técnicas. Nesse número, nos propomos a problematizar os agenciamentos híbridos entre três fluxos na construção de um dispositivo de pesquisa e produção das subjetividades no contemporâneo: a imagem, a tecnologia e a educação. Esses se unem em uma heterogênese que cria novas tendências transformadoras no campo da pesquisa, da arte e da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

COSTA, L. A.; FONSECA, T. M. G. Editorial. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11576. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11576. Acesso em: 18 abr. 2024.