Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia

Autores

  • Daniele dos Santos Ferreira Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-1897-3081
  • Betania Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.110831

Palavras-chave:

Mobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia.

Resumo

A criação das tecnologias digitais, promotoras do processo de Globalização, possibilitou o crescimento da Cultura da Mobilidade. A Globalização favorece pandemias, como a da COVID-19, a qual foi responsável pela suspensão das atividades presenciais nas Universidades, o que ocorreu na Paraíba/Brasil. Pergunta-se: como ensinar Didática em ensino remoto? A hipótese defendida foi: o uso de Mobile Learning viabiliza o ensino de Didática na pandemia e possibilita crescimentos cognitivos dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino em uma turma de Didática, durante a pandemia do COVID-19, com uso de Mobile Learning. A pesquisa-ação, exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, teve como população estudantes de sete licenciaturas. Os instrumentos foram avaliações realizadas pelos estudantes. Conclui-se que a metodologia de ensino foi promissora e o desenho pedagógico adequado, mas tem pontos positivos e negativos.

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Biografia do Autor

Daniele dos Santos Ferreira Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal da Paraíba

UFRN - Programa de Pós-Graduação em Educação - EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. UFPB - Departamento de Metodologia da Educação / Centro de Educação

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

UFRN - Programa de Pós-Graduação em Educação - EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

DIAS, D. dos S. F.; RAMALHO, B. L. Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.110831. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831. Acesso em: 28 mar. 2024.