O Desafio das Metodologias Ativas: construção de um jogo de Escape Room

Autores

  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância http://orcid.org/0000-0001-7047-5018
  • Mariella Berger Andrade Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância https://orcid.org/0000-0002-3047-2864
  • Esther Ortlieb Faria de Almeida Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.109380

Palavras-chave:

Jogos educativos, Escape Room, Metodologias Ativas de Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como foco descrever o processo de planejamento, implementação e avaliação do protótipo de um jogo on-line do tipo Escape Room para o ensino de conceitos básicos de metodologias ativas de aprendizagem, para alunos de um curso Técnico Subsequente em Multimeios Didáticos, ofertado na modalidade a distância. Este jogo foi planejado e desenvolvido com base no modelo ADDIE e sua avaliação feita baseada no Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais, proposto por Savi et al. (2010). Para termos uma visão mais holística do jogo, este foi avaliado por alunos, professores e designers educacionais. Os resultados desta avaliação indicaram que, sob o ponto de vista da motivação para a aprendizagem, experiência do usuário e conhecimentos apreendidos, o jogo foi bem avaliado. Este ainda é um protótipo que passará por novos testes em contexto real, ou seja, junto aos alunos do cursos técnico para o qual ele foi planejado.

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Biografia do Autor

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância

Professora Titular do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes

Mariella Berger Andrade, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância

Professora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes

Esther Ortlieb Faria de Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância

Professora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

PASSOS, M. L. S.; ANDRADE, M. B.; ALMEIDA, E. O. F. de. O Desafio das Metodologias Ativas: construção de um jogo de Escape Room. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.109380. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109380. Acesso em: 26 nov. 2022.