Proposta de Aprendizagem Integrada de Matemática e Programação com Abordagens do Pensamento Computacional no Jogo Robocode
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.105763Keywords:
Pensamento Computacional, Ensino e Aprendizagem, Robocode, Matemática, Linguagem de ProgramaçãoAbstract
Estudantes das novas gerações, imersos num contexto digital, podem demonstrar desmotivações quando inseridos somente em ambientes considerados como tradicionais para ensino de disciplinas como matemática. Planejar ambientes com jogos digitais podem ser uma estratégia lúdica para ensino de matemática e programação de computadores. A presente proposta apresenta desafios no ambiente do jogo educacional com simulador de robôs, Robocode. Os desafios foram construídos a partir das abordagens do Pensamento Computacional e apresentam aportes entre conceitos matemáticos e de programação de computadores para determinar estratégias de comportamento e a programação dos robôs dentro do jogo. Os conteúdos pertinentes à matemática estão relacionados ao ensino e aprendizagem do plano cartesiano e são integrados à linguagem de programação com conceitos introdutórios na orientação à objetos. Os resultados apontam que a integração das disciplinas em um ambiente de jogo, devidamente planejado, pode apoiar o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e computacionais de modo lúdico.Downloads
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2020-12-30
How to Cite
MEIRA, M. C.; ALVES, K. R.; TAVARES, L. A.; DIÓRIO, R. F.; AMARAL, S. F. do. Proposta de Aprendizagem Integrada de Matemática e Programação com Abordagens do Pensamento Computacional no Jogo Robocode. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 23, n. 3 Set/Dez, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.105763. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/105763. Acesso em: 29 apr. 2025.
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Artigos
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Received 2020-07-27
Accepted 2020-12-23
Published 2020-12-30
Accepted 2020-12-23
Published 2020-12-30