Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.104781Keywords:
Escrita acadêmica, Sistemas tutores inteligentes, Revisão sistemática da literaturaAbstract
As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.Downloads
References
ALLEN, L. K.; MILLS, C.; JACOVINA, M. E.; CROSSLEY, S.; D’MELLO, S.; MCNAMARA, D. S. Investigating boredom and engagement during writing using multiple sources of information: The essay, the writer, and keystrokes. In: ACM INTERNATIONAL CONFERENCE PROCEEDING SERIES 2016a, Anais [...]. [s.l: s.n.] p. 114–123. DOI: 10.1145/2883851.2883939. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84976473432&doi=10.1145%2F2883851.2883939&partnerID=40&md5=91eda585bf3803756319abbb501b7969.
ALLEN, Laura K.; JACOVINA, Matthew E.; MCNAMARA, Danielle S.; ALLEN, Laura K.; JACOVINA, Matthew E.; MCNAMARA, Danielle S. Computer-Based Writing Instruction Computer-Based Writing Instruction. [S. l.], 2016. b.
ARAÚJO, Júlio; DIEB, Messias; COSTA, Sayonara Melo. O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 729–757, 2017. DOI: 10.1590/0102-445097873044367046.
ASSIS, Juliana Alves. Ações do professor e do universitário nas práticas de ensino e de aprendizagem da escrita acadêmica: o papel da avaliação e da reescrita no processo de apropriação do gênero resenha. Ações do professor e do universitário nas práticas de ensino e de aprendizagem da escrita acadêmica: o papel da avaliação e da reescrita no processo de apropriação do gênero resenha, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 543–561, 2014. DOI: 10.19134/eutomia-v1i13p543-561.
FELTRIM, V. D. Uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica para a construção de ambientes web de auxílio à escrita acadêmica em português. [S. l.], 2004.
GARCÍA-GORROSTIETA, J. M.; LÓPEZ-LÓPEZ, A.; GONZÁLEZ-LÓPEZ, S. Towards automatic assessment of argumentation in theses justifications. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-66610-5_5. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85029575841&doi=10.1007%2F978-3-319-66610-5_5&partnerID=40&md5=d3cd55e1ee50b1fe28f9e1befc3f502c.
HIEU, B. T.; MUSTAPHA, S. M. F. D. S. Automated data-driven hint generation in intelligent tutoring systems for code-writing: On the road of future research. International Journal of Emerging Technologies in Learning, [S. l.], v. 13, n. 9, p. 174–189, 2018. DOI: 10.3991/ijet.v13i09.8023. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85057574543&doi=10.3991%2Fijet.v13i09.8023&partnerID=40&md5=349e90c4f60f6f19a18e4cd048a7246b.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, [S. l.], v. 33, n. TR/SE-0401, p. 28, 2004. DOI: 10.1.1.122.3308. Disponível em: http://csnotes.upm.edu.my/kelasmaya/pgkm20910.nsf/0/715071a8011d4c2f482577a700386d3a/$FILE/10.1.1.122.3308[1].pdf%5Cnhttp://tests-zingarelli.googlecode.com/svn-history/r336/trunk/2-Disciplinas/MetodPesquisa/kitchenham_2004.pdf.
LI, H.; GOBERT, J.; DICKER, R. Dusting off the messy middle: Assessing students’ inquiry skills through doing and writing. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], 2017. a. DOI: 10.1007/978-3-319-61425-0_15. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85022191215&doi=10.1007%2F978-3-319-61425-0_15&partnerID=40&md5=ebc40c130f3ce82a4196b0128836651d.
LI, H.; GOBERT, J.; DICKER, R. Dusting off the messy middle: Assessing students’ inquiry skills through doing and writing. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], v. 10331 LNAI, p. 175–187, 2017. b. DOI: 10.1007/978-3-319-61425-0_15. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85022191215&doi=10.1007%2F978-3-319-61425-0_15&partnerID=40&md5=ebc40c130f3ce82a4196b0128836651d.
LI, H.; GOBERT, J.; DICKLER, R.; MORAD, N. Students’ academic language use when constructing scientific explanations in an intelligent tutoring system. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], 2018. DOI: 10.1007/978-3-319-93843-1_20. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85049376471&doi=10.1007%2F978-3-319-93843-1_20&partnerID=40&md5=8625b883db58beebc209755098639a83.
LIN, C. C.; LIU, G. Z.; WANG, T. I. Development and usability test of an e-learning tool for engineering graduates to develop academic writing in English: A case study. Educational Technology and Society, [S. l.], 2017. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85032219092&partnerID=40&md5=8b491d603bcaa1aeba608289f8244369.
LÓPEZ, S. G.; BETHARD, S.; LÓPEZ-LÓPEZ, A. Identifying Weak Sentences in student drafts: A tutoring system. Advances in Intelligent Systems and Computing, [S. l.], 2014. DOI: 10.1007/978-3-319-07698-0_10. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84905675640&doi=10.1007%2F978-3-319-07698-0_10&partnerID=40&md5=5cadc563682dfff34a0abea2f071bc8c.
LÓPEZ, S. G.; LÓPEZ-LÓPEZ, A. Mining domain knowledge for coherence assessment of students proposal drafts. Studies in Computational Intelligence, [S. l.], 2014. DOI: 10.1007/978-3-319-02738-8_9. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84958536346&doi=10.1007%2F978-3-319-02738-8_9&partnerID=40&md5=47fc1edcb2e3062a67008f18e715d992.
NWANA, Hyacinth S. Intelligent tutoring systems: an overview. Artificial Intelligence Review, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 251–277, 1990. DOI: 10.1007/BF00168958.
RAPP, C.; KAUF, P. Scaling Academic Writing Instruction: Evaluation of a Scaffolding Tool (Thesis Writer). International Journal of Artificial Intelligence in Education, [S. l.], 2018. DOI: 10.1007/s40593-017-0162-z. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85055053925&doi=10.1007%2Fs40593-017-0162-z&partnerID=40&md5=635c09d069ab76567c926b57b53e6987.
REATEGUI, Eliseo Berni; OLIVEIRA, Simone D. E. O Apoio de Uma Ferramenta com Base Na Mineração De Texto Para Escrita Acadêmica Support of a Tool Based on Text Mining for Academic Writing. [S. l.], p. 36–45, 2017.
REATEGUI, Eliseo; EMER, Simone de Oliveira De; MAUER, Jocimara de Lima; GOMES, André; DAPPER, Leandro Leonel. Mineração De Texto No Apoio Da Escrita Acadêmica. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 2–11, 2014. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53537.
RIGO, Rosa Maria; COSTA, Fábio Soares Da; RAMIREZ, Rosa Eulógia; VITÓRIA, Maria Inês Côrte. Escrita acadêmica: fragilidades, potencialidades e articulações possíveis | Academic writing: Weaknesses, potentialities and possible associations. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 489, 2018. DOI: 10.24220/2318-0870v23n3a3952.
STROBL, Carola; AILHAUD, Emilie; BENETOS, Kalliopi; DEVITT, Ann; KRUSE, Otto; PROSKE, Antje; RAPP, Christian. Digital support for academic writing: A review of technologies and pedagogies. Computers and Education, [S. l.], v. 131, p. 33–48, 2019. DOI: 10.1016/j.compedu.2018.12.005. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85059147392&doi=10.1016%2Fj.compedu.2018.12.005&partnerID=40&md5=c8e3c7e83547da09f1fe92344003fef3.
WESTON-SEMENTELLI, Jennifer L.; ALLEN, Laura K.; MCNAMARA, Danielle S. Comprehension and Writing Strategy Training Improves Performance on Content-Specific Source-Based Writing Tasks. International Journal of Artificial Intelligence in Education, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 106–137, 2018. DOI: 10.1007/s40593-016-0127-7.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2021-01-10
Published 2020-12-30