A Mediação das cartas dos leitores na mídia: mapas imaginários sobre Porto Alegre
Palavras-chave:
Imaginário urbano, Mídia, Identidade cultural, Porto Alegre imaginada.Resumo
O artigo é parte da pesquisa Porto Alegre imaginada: representações dos cidadãos sobre a cidade, cujo objetivo é compreender como é construído o imaginário dos cidadãos porto-alegrenses a partir do cruzamento das representações sobre a cidade que circulam nos meios de comunicação e os dados oficiais, identificando as diferentes dimensões na construção dos imaginários urbanos. Mostra as representações dos leitores do jornal Zero Hora de Porto Alegre sobre a cidade, por meio das suas narrativas. O corpus da análise foi constituído pelas cartas dos leitores enviadas a Zero Hora por ocasião de um concurso promovido pela TIM (Telecom Itália Móbile), intitulado A Minha Capital, em comemoração aos 235 anos da capital gaúcha no ano de 2007. Conclui-se que o jornal impresso, ao veicular os conteúdos informativos das narrativas, faz circular imagens sobre Porto Alegre e dos seus habitantes, permeadas por símbolos que tem como referência o imaginário instituído sobre a cidade, baseado em uma relação dos cidadãos que reforça os laços de pertencimento com o lugar e com a sua identidade cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Valdir Jose Morigi, Carla Pires Vieira da Rocha, Márcia de Castro Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.