Trama de Informações e as Formas de Comunicação nas Festas Comunitárias: um estudo em Estrela – Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Festa comunitária, cultura popular, trama de informações, identidade cultural, senso comum, memória social, ciclo informacionalResumo
O objetivo deste estudo é verificar a partir do ciclo informacional definido por Le Coadic (1996), como são produzidas, transmitidas e utilizadas as informações nas festas comunitárias. Procura-se identificar quais os principais agentes sociais e as instituições encarregadas na construção da trama de informações e quem são os mediadores da festa, bem como identificar quais os canais de comunicação utilizados para divulgação do evento. As formas de comunicação são responsáveis pela rede de significados que circula na festa. Nelas percebe-se um forte sentimento de pertença dos membros que participam das festas, com a tradição dos valores culturais locais. A pesquisa de campo foi realizada em comunidades rurais de colonização alemã no município de Estrela – Rio Grande do Sul. O ciclo informacional é alimentado e realimentado por uma trama de informações significativas, que enredam as festas comunitárias, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos identitários do grupo com a cultura regional. Assim, elas são responsáveis pela transmissão e manutenção dos valores comunitários e da tradição do festejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Valdir José Morigi, Sibila Francine Tengaten Binotto, Simone Semensatto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.