A Narrativa Musical, Memória e Fonte de Informação Afetiva
Palavras-chave:
Fonte de informação, informação afetiva, informação e memória, narrativa musical, música gaúcha, figueira amiga, Gildo de FreitasResumo
Objetiva mostrar como a narrativa musical é capaz identificar os conteúdos significativos relativos aos valores e os sentimentos ligados à tradição de grupos sociais regionais, constituindo-se em uma fonte de informação. Partiu-se da análise de uma canção gaúcha, do cantor Gildo de Freitas, em que o narrador expressa suas recordações sobre o passado, a fim de refletir sobre a inserção do senso comum como elemento importante no processo de produção do conhecimento. Percebe-se que as narrativas são mediadas por informações de caráter afetivo sobre o tempo e o espaço sociais, que oferecem suporte para constituição da cultura e da identidade e do imaginário de grupos sociais. Conclui-se que a narrativa musical, como operação da memória, permite um diálogo tenso e permanente entre o passado e o presente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Valdir José Morigi, Martha E. K. Kling Bonotto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.