Os sentidos da “crítica” nos estudos de competência em informação

Autores

  • Arthur Coelho Bezerra Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Aneli Beloni Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245252.208-228

Palavras-chave:

Competência em informação, Competência crítica em informação, Teoria crítica, Filosofia crítica, Pedagogia crítica

Resumo

Os esforços deste artigo se concentram na avaliação dos sentidos do predicado “crítica” associados à competência em informação em alguns dos trabalhos mais citados sobre o tema, nas línguas portuguesa e inglesa. Para tanto, nossa metodologia partiu de um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, com vistas à produção de uma lista de referência de publicações sobre competência em informação que tragam a palavra “crítica” (ou um de seus derivados). A partir dessa lista, foi feita uma avaliação semântica do termo em questão, com o intuito de captar os sentidos atribuídos a tal “crítica”. Além desse objetivo geral, também verificamos, como objetivo específico, a presença de referências aos autores mais conhecidos do pensamento crítico na filosofia, na sociologia e na pedagogia. Os resultados mostraram uma significativa presença do educador brasileiro Paulo Freire, indicando uma aproximação com a pedagogia crítica, porém, uma baixa incidência de diálogos com a filosofia e com a teoria crítica da sociedade, notada pela quase inexistência de menções a sociólogos e filósofos como Kant, Hegel, Marx e Horkheimer. Não obstante, a pesquisa detectou certa afinidade semântica com tal tradição teórica. A conclusão sugere o desenvolvimento da perspectiva crítica rumo ao que vem sendo chamado de competência crítica em informação, de forma a estimular não apenas a reflexão científica, mas também a práxis emancipatória dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Arthur Coelho Bezerra, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ)

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

BEZERRA, A. C.; BELONI, A. Os sentidos da “crítica” nos estudos de competência em informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 208–228, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.208-228. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/82243. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo