Ligando teoria e método em pesquisa da educação superior: resenha do livro Theory and method in higher education research
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245243.334-341Palavras-chave:
Educação superior. Pesquisa em educação superior. Pesquisa qualitativa. Teoria. Método. Metodologias participativas.Resumo
Resenha do livro dos editores Jeroen Huisman and Malcolm Tight: Theory and method in higher education research, volume 2, de 2016. O livro é constituído por 12 capítulos, escritos por 14 autores de vários países situados em três continentes, demonstrando a capacidade de trabalho colaborativo no campo científico da pesquisa em educação superior. Estes autores fazem a ligação entre teoria, método e metodologias de um modo claro e robusto.Downloads
Referências
ASHWIN, P. How often are theories developed through empirical research into higher education? Studies in Higher Education, Abingdon, v. 37, n. 8, p. 941-955, Abingdon. 2012/12/01 2012. ISSN 0307-5079.
BRAUN, E.; MISHRA, S. Methods for assessing competences in higher education: a comparative review. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.47-68.
FORSBERG, E.; GESCHWIND, L. The academic home of higher education research: the case of doctoral theses in Sweden. In: HUISMAN, J; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.69-93.
GORUP, M. Studying higher education close-up: unexplored potentials of “shadowing” in higher education research. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.135-155.
GUZMÁN-VALENZUELA, C. connecting theory and practice in qualitative research. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.115-133.
KIRÁLY, G. et al. Constructing future visions about higher education with participatory methods. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.95-114.
KOSMÜTZKY, A. The precision and rigor of international comparative studies in higher education. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.199-221.
LEPORI, B. Universities as hybrids: applications of institutional logics theory to higher education. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.245-264.
LOPES, B.; PEDROSA-DE-JESUS, H.; WATTS, M. the old questions are the best: striving against invalidity in qualitative research. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.1-22.
MAHAT, M.; GOEDEGEBUURE, L. Strategic positioning in higher education: reshaping perspectives. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p. 223-244.
MCCRORY, M.; O’DONNELL, V. Developing a participant-centered approach to qualitative research interviewing. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.157-175.
SARAUW, L. L. Co-creating higher education reform with actor-network theory: experiences from involving a variety of actors in the processes of knowledge creation. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p.177-198.
TIGHT, M. Research into higher education research: an a-theoretical community of practice? Higher Education Research and Development, Abingdon, v. 23, n. 4, p. 395-411, 2004.
TIGHT, M.; HUISMAN, J. Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016.
TUCKER, V.; BRUCE, C.; L. EDWARDS, S. Using grounded theory to discover threshold concepts in transformative learning experiences. In: HUISMAN, J.; TIGHT, M. (Ed.). Theory and method in higher education research. Bingley: Emerald, 2016. p. 23-46.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Isabel Pinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.