Análise da informação imagética: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva

Autores

  • Eveline Filgueiras Gonçalves Universidade Federal da Paraíba
  • Rafael Alves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco
  • Dulce Amélia de Brito Neves Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245223.110-135

Palavras-chave:

Indexação de imagens. Ciências cognitivas. Polissemia. Processos cognitivos.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de suscitar uma reflexão sobre a interdisciplinaridade dentro da Ciência da Informação e pelo fato de que a área carece de estudos que demonstrem enfaticamente a contribuição de outras disciplinas. Delimita-se o enfoque apenas para a contribuição teórica das ciências cognitivas e o modo pelo qual estudiosos percebem que o entendimento dos processos ligados à mente pode auxiliar na compreensão de determinados fenômenos, sendo abordada e enfatizada a questão da indexação de imagens e o modo pelo qual a polissemia imagética interfere diretamente na análise conceitual desses documentos devido ao interesse particular dos usuários e dos indexadores. Busca-se também compreender o fenômeno da polissemia sob uma abordagem cognitiva. A pesquisa acaba por concluir que embora seja evidente a necessidade de estudos que abordem profundamente a contribuição das ciências cognitivas em processos específicos dentro da Ciência da Informação, a problemática ainda não foi suficientemente abordada pelos estudiosos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Filgueiras Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB); MBA em Gestão da Tecnologia de Informação pela Escola de Administração e Negócios (2010); Graduação em Biblioteconomia pela UFPB (2003) e graduação em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) na mesma instituição (1995). Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rafael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Caruaru.

Dulce Amélia de Brito Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

FILGUEIRAS GONÇALVES, E.; ALVES DE OLIVEIRA, R.; DE BRITO NEVES, D. A. Análise da informação imagética: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 110–135, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245223.110-135. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/59905. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)