Sistema de prospecção de competências emergentes: uma proposta de modelo

Autores/as

  • Jair Cunha Cardoso Filho Universidade de Brasilia (UnB)
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245222.246-272

Palabras clave:

Competências emergentes. Monitoramento ambiental. Competência informacional.

Resumen

A questão do emprego e desenvolvimento de competências emergentes apresentam-se como temas relevantes para a sociedade da informação e do conhecimento em uma economia globalizada e competitiva. Aborda-se o problema do apagão de mão de obra e as estratégias governamentais brasileiras e de organismos multilaterais de competências emergentes para mitigá-lo. Propõe-se, então, um modelo sistêmico de monitoramento ambiental para prospecção de competências emergentes, amparado nos paradigmas social e técnico-econômico da Ciência da Informação e baseado no monitoramento ambiental e na competência informacional. Portanto, além do conceito de competências emergentes, são abordados também os conceitos de competência informacional e monitoramento ambiental. Conclui-se, por fim, que tal modelo contribui para associar as ações de qualificação profissional aos esforços de desenvolvimento regional e de inclusão social, e que tanto o monitoramento ambiental de ambientes de negócio quanto a identificação de competências emergentes podem auxiliar na construção de estratégias organizacionais de longo prazo para o desenvolvimento do capital humano.

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Biografía del autor/a

Jair Cunha Cardoso Filho, Universidade de Brasilia (UnB)

Consultor Técnico-Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Graduado em Administração. Mestre e Doutorando em Ciênca da Informação pela Universidade de Brasília - FCI/UnB.

Rogério Henrique de Araújo Júnior, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Doutor na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2016-08-11

Cómo citar

CARDOSO FILHO, J. C.; DE ARAÚJO JÚNIOR, R. H. Sistema de prospecção de competências emergentes: uma proposta de modelo. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 246–272, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245222.246-272. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/59410. Acesso em: 26 abr. 2025.

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