Coleta de dados a partir de imagens: considerações sobre a privacidade dos usuários em redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245212.31-48Palavras-chave:
Privacidade. Coleta de dados. Imagem. Facebook. Instagram.Resumo
Considerando a privacidade dos dados dos usuários nas redes sociais, o papel das imagens nas redes sociais e as imagens como fontes de dados, objetiva-se identificar como a coleta de dados a partir de imagens é tratada no Facebook e no Instagram. Para isso, são identificados os principais métodos utilizados para a coleta de dados a partir de imagens no Facebook e no Instagram, as menções à coleta de dados a partir das imagens nas políticas dessas redes sociais, e as opções dos usuários para a configuração desta coleta. Conclui-se que as políticas dessas redes sociais se mostram vagas em diversos momentos no que diz respeito à coleta de dados a partir de imagens, sem especificar quais dados são coletados e listando itens apenas com caráter exemplificativo. Essas conclusões ressaltam a necessidade de conscientização dos usuários de redes sociais acerca de sua privacidade durante a coleta de dados.Downloads
Referências
ALBESHER, Abdulmohsen; ALHUSSAIN, Thamer. Privacy and Security Issues in Social Networks: An Evaluation of Facebook. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND DESIGN OF COMMUNICATION, 2013. Proceedings… p. 7-10, 2013. Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2503861>. Acesso em: 25 jan. 2015.
ALEXA. Facebook.com. 2015. Disponível em: <http://www.alexa.com/siteinfo/facebook.com>. Acesso em: 2 fev. 2015.
BANKSTON, Kevin. Facebook's New Privacy Changes: The Good, The Bad, and The Ugly. Electronic Frontier Foundation, December 9, 2009. Disponível em: <https://www.eff.org/pt-br/deeplinks/2009/12/facebooks-new-privacy-changes-good-bad-and-ugly>. Acesso em: 25 jan. 2015.
CERMAK, Radim; SMUTNY, Zdenek; JANOSCIK, Vaclav. Analysis of Facebook Privacy Settings of Young People With an Emphasis on Czech Republic and France. In: EUROPEAN CONFERENCE ON SOCIAL MEDIA (ECSM), 2014, Brighton. Proceedings… 2014. Disponível em: <http://www.researchgate.net/publication/263619922_Analysis_of_Facebook_privacy_settings_of_young_people_with_an_emphasis_on_Czech_Republic_and_France>. Acesso em: 25 jan. 2015.
COMO funciona. Facebook, 2015. Disponível em: <https://www.facebook.com/contact-importer/how-it-works/>. Acesso em: 02 fev. 2015.
FACEBOOK AI RESEARCH. About Facebook AI Research. 2015. Disponível em: <https://research.facebook.com/ai>. Acesso em: 2 mar. 2015.
FACEBOOK faces criticism on privacy change. Londres: BBC, 10 December 2009. Disponível em: <http://news.bbc.co.uk/2/hi/8405334.stm>. Acesso em: 25 jan. 2015.
FACEBOOK. Our Mission. Menlo Park, 2014. Disponível em: <http://newsroom.fb.com/company-info/>. Acesso em: 25 jan. 2015.
FACEBOOK. Política de Dados. Menlo Park, 2015. Disponível em: <https://www.facebook.com/about/privacy/>. Acesso em: 5 jan. 2015.
GOOGLE PLAY. Facebook. 12 de março de 2015. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.facebook.katana>. Acesso em: 14 mar. 2015.
INSTAGRAM. Página de imprensa. 2015. Disponível em: <http://instagram.com/press/>. Acesso em: 1 fev. 2015.
INSTAGRAM. Privacy Policy. 2013. Disponível: <http://instagram.com/about/legal/privacy/>. Acesso em: 25 jan. 2015.
JOHNSTON, Anna; WILSON, Stephen. Privacy compliance risks for Facebook. Technology and Society Magazine, IEEE, v. 31, n. 2, p. 59-64, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1109/MTS.2012.2185731>. Acesso em: 25 jan. 2015.
KISEKKA, Victoria; BAGCHI-SEN, Sharmistha; RAO, H. Raghav. Extent of private information disclosure on online social networks:An exploration of Facebook mobile phone users. Computers in Human Behavior, v. 29, p. 2722-2729, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2013.07.023>. Acesso em: 25 jan. 2015.
KÜLCÜ, Özgür; HENKOGLU, Türkay. Privacy in social networks: An analysis of Facebook. International Journal of Information Management, v. 34, p. 761-769, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2014.07.006>. Acesso em: 25 jan. 2015.
LANG, Caroline; BARTON, Hannah. Just untag it: Exploring the management of undesirable Facebook photos. Computers in Human Behavior, v. 43, p. 147-155, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.051>. Acesso em: 25 jan. 2015.
LIU, Yabing et al. Analyzing Facebook Privacy Settings: User Expectations Vs. Reality. In: ACM SIGCOMM Conference on Internet Measurement Conference, 2011, New York. Proceedings... p. 61-70. Disponível em: <http://www.mpi-sws.org/~gummadi/papers/imc081s-liu.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2015.
LUKAS, J.; FRIDRICH, J.; GOLJAN, M. Digital camera identification from sensor pattern noise. IEEE Transactions on Information Forensics and Security, v. 1, n. 2, p. 205-214, 2006. Disponível em: <https://harpurpalate.binghamton.edu/ia/publication/FridrichPDF/double.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2014.
SANTANA, Ricardo Cesar Gonçalves. Ciclo de vida dos dados e o papel da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. Disponível em: <http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/284>. Acesso em: 1 dez. 2014.
SATTA, Riccardo; STIRPARO, Pasquale. On the usage of Sensor Pattern Noise for Picture-to-Identity linking through social network accounts. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER VISION THEORY AND APPLICATIONS (VISAPP), 9., 2014, Lisboa. Proceedings… 2014. Disponível em: <http://pralab.diee.unica.it/en/node/1005>. Acesso em: 1 dez. 2014.
SOCIAL Media sites: photo metadata test results. In: EMBEDDED Metadata Manifesto. 2013. Disponível em: <http://www.embeddedmetadata.org/social-media-test-results.php>. Acesso em: 25 jan. 2015.
TAIGMAN, Yaniv et al. DeepFace: Closing the Gap to Human-Level Performance in Face Verification. In: CONFERENCE ON COMPUTER VISION AND PATTERN RECOGNITION (CVPR), 2014, Columbus. Proceedings… Disponível em: <https://research.facebook.com/publications/480567225376225/deepface-closing-the-gap-to-human-level-performance-in-face-verification/>. Acesso em: 25 jan. 2015.
WOLF, Ralf De; WILLAERT, Koen; PIERSON, Jo. Managing privacy boundaries together: Exploring individual and group privacy management strategies in Facebook. Computers in Human Behavior, v. 35, p. 444-454, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2014.03.010>. Acesso em: 25 jan. 2015.
YOUNG, Alyson Leigh; QUAN-HAASE Anabel. Privacy protection strategies on Facebook: The Internet privacy paradox revisited. Information, Communication & Society, v. 16, n. 4, p. 479-500, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/1369118X.2013.777757>. Acesso em: 25 jan. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Fabrício Silva Assumpção, Ricardo Cesar Gonçalves Santana, Plácida Leopoldina V.A. da Costa Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.