A hemeroteca enquanto espaço documental, informacional e memorial
Palavras-chave:
Periodicals Room. Documentation. Information. Memory. Knowledge.Resumo
Apresenta a hemeroteca e as práticas inerentes à mesma, de modo a buscar a compreensão de contextos e processos relacionáveis à construção dos fluxos informacionais elaborados a partir de tais conjuntos. Subjacente a essa proposta inicial teve-se a ambição de destacar os etnotextos, dentro de uma linguagem jornalística ancorada por ‘formações de discursos’ e ‘discursos’, por Michel Foucault. Nesse processo, o presente trabalho tem a finalidade de registrar o referencial teórico para a nossa reflexão sobre o papel da hemeroteca enquanto espaço de memória, preservação e acesso ao conhecimento, na tentativa de compreender e reconstituir a maneira pela qual o espaço informacional se configurou no passado. A pesquisa possibilitou verificar a importância dos acervos das hemerotecas como fonte de pesquisa e sua constituição como lugar de memória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.