Bibliotecas e sistema educativo em Portugal no século XIX

influências do nacionalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.143899

Palavras-chave:

biblioteca, educação, nacionalismo, controle social, Portugal

Resumo

O objetivo desta investigação é entender as influências do nacionalismo nas relações entre Biblioteca e Educação em Portugal no século XIX. Na busca pela compreensão sobre como se desenvolveram essas relações, foram estudados os temas: formação das nações e do homem moderno, expansão do ensino, controle social, criação de bibliotecas. Em termos metodológicos esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória e bibliográfica. Como resultado da pesquisa foi evidenciado que a implementação da educação de massas no século XIX fazia parte de um complexo processo que interligava diversas instituições, como escolas e bibliotecas, para desempenhar uma função no sistema moderno projetado para formar indivíduos e Estados-nações. Conclui-se que em Portugal, as concepções modernas de sistema de ensino e política cultural para biblioteca se desenvolveram como em outros países centrais da Europa.  A relação entre Biblioteca e Educação em Portugal foi de contiguidade, situação em que a biblioteca foi pensada como complemento da escola. Porém, não havia autonomia dessas instituições, ambas foram tornadas públicas para cumprir um papel doutrinador, com o objetivo de disciplinar o comportamento das classes desfavorecidas.

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Biografia do Autor

Carmem Lúcia Batista, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares, Coimbra, Portugal

Doutora em Ciência da Informação (ECA/USP), mestre em Ciência da Informação (ECA/USP). Bacharel em Biblioteconomia (ECA/USP) e em Letras (FFLCH/USP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB). Professora de graduação e pós-graduação em Biblioteconomia no Centro Universitário Assunção (Unifai). Executiva pública do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

 

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

BATISTA, C. L. Bibliotecas e sistema educativo em Portugal no século XIX: influências do nacionalismo . Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.143899. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/143899. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

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Artigo