Imprensa das classes subalternas: atualização e atualidade de um conceito
Palavras-chave:
Imprensa proletária. Imprensa operária. Comunicação popular. Comunicação comunitária.Resumo
A vitalidade ou degenerescência, o uso ou desuso de um conceito depende das características políticas e das condições sócio-histó- ricas das práticas que lhe dão substância. O caso do conceito de “imprensa das classes subalternas” se apresenta como típico para dar sustentação a esse argumento. O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre o conjunto das práticas comunicativas impressas no âmbito da comunicação popular e comunitária, por considerá-las herdeiras da tradição da imprensa proletária, bem como apresentar os componentes presentes no conceito de “imprensa das classes subalternas” que nos permita afirmar a sua pertinência para estabelecer uma análise atual da história da chamada imprensa proletária/operária no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.